Conceito de Segurança Social

Seguranca-SocialO conceito de segurança social surgiu principalmente no século XX como resultado de diferentes situações de crises generalizadas, econômicas, sociais e políticas, que buscam então, ser apaziguadas pela ação do Estado. A segurança social é a ação em que os diversos Estados utilizam para eliminar problemas como a pobreza, a miséria, o desemprego, etc. e assegurar aos membros da sociedade o acesso permanente dos direitos mais importantes.

A segurança social é um fenômeno complexo relacionado com o surgimento de um Estado benfeitor, aquele Estado encarregado de conceder aos setores mais humildes da sociedade o acesso a direitos como emprego, moradia, segurança, alimentação, educação. Isto permite estabelecer a segurança social como um fenômeno característico de diferentes épocas do século XX, pois antigamente os Estados não tinham consciência da importância de cumprir com estes itens.

As formas em que a segurança social é realizada variam de país a país, de época em época. Entretanto, são baseadas principalmente em garantir o emprego ou a manutenção temporária das classes mais pobres, geralmente através da concessão de subsídios e de diferentes planos de assistência. Em alguns casos, a segurança social também tem a ver com a criação e desenvolvimento de planos de emprego que procuram gerar e reativar a economia através do aumento de emprego em diferentes classes sociais.

Em alguns casos é difícil fazer distinção entre segurança social e assistencialismo crônico que não envolve uma verdadeira reativação econômica e incentiva para os setores trabalhistas, mas que acaba voltando para um meio de manutenção da pobreza e da criação de setores de apoio para os governos a nível político.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Segurança Social