Conceito de Segurança

SegurançaA segurança é um conjunto de medidas assumidas para proteger-se de quaisquer atos de violência, como pode ser ataques, roubos, espionagens, sabotagens, etc. A segurança implica a qualidade ou o estado de estar seguro. Com a seguridade se tenta evitar as exposições a situações perigosas e a devida atuação para estar protegido diante de situações adversas.

O termo segurança vem do latim “securitas” e implica minimizar ou eliminar qualquer tipo de risco na vida. Implica os diversos agentes sociais nos processos de avaliação e prevenção de qualquer tipo de risco.
A qualidade do meio ambiente, a segurança no trabalho; são conceitos que devem ser abordados de forma relacionada entre si para poder chegar a um bom nível de segurança em todos os setores da sociedade.
A qualidade da segurança nos pode dizer que viver sem nenhum tipo de medo, despreocupados, sem temor algum.

Existe vários tipo de segurança e aqui se nomeará alguns conceitos que fazem referência ao que significa segurança:
Segurança integral: supõe uma aplicação globalizada da segurança, na qual se deve levar em conta vários aspectos como podem ser, os aspectos humanos, sociais, econômicos e técnicos de todos os riscos que podem afetar a todos os sujeitos ativos que participam na atividade de uma determinada entidade.
Segurança integral:
Neste caso se nota a implicação dos diversos agente sociais nos processos de avaliação e prevenção de riscos. Diz-se que o futuro da segurança é a integração. Qualidade, meio-ambiente, segurança no trabalho, são conceitos que devem ser abordados de forma tal que tenham relação entre eles. Como principal vantagem da gestão integral é que permite à direção uma visão globalizada que possibilita a formação de uma estratégia corporativa considera única, melhorando até chegar a uma qualidade ótima, o aproveitamento dos recursos do trabalho.
Segurança industrial:
Neste caso, a segurança é um conjunto de normas, leis e mecanismo que são usados na prevenção dos riscos que são inerentes do ambiente de trabalho, que podem gerar acidentes laborais, com seus conseguintes danos que podem ser destrutivos com respeito à integridade dos trabalhadores, dos equipamentos e instalações das diferentes empresas e o que estes acidentes compreendem.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Segurança