Conceito de Seguimento

SeguimentoA palavra seguimento é usada em nosso idioma fundamentalmente em dois sentidos. Por um lado, para indicar a ação de seguir a algo ou alguém, sendo neste sentido, um sinônimo de uso popular do conceito de perseguição.

E também essa mesma palavra é usada para indicar a observação e vigilância detalhada e profunda sobre um tema ou pessoa. Geralmente, este uso do termo aparece muito em casos de investigação policial, judicial ou simplesmente de detetive, quer dizer, quando se contrata a um investigador particular para investigar e seguir a uma pessoa com a missão de descobrir por onde anda, entre outras questões.

No caso específico da policia, este corpo destina muito de seu tempo e esforço no seguimento de indivíduos que se presume estarem vinculados a um crime ou organização criminosa. No entanto, desse seguimento, que naturalmente deve ser realizado com muito cuidado para evitar ser descoberto, poderá conseguir uma pista fundamental para resolver um caso ou prender o suspeito com a mão na massa, ou seja, em flagrante, cometendo um crime.

Vale ressaltar, que o seguimento pode ter um final positivo por ser chamado de algum modo, por exemplo, ter a missão de acompanhar a uma pessoa em alguma atividade para que ela realize de maneira satisfatória; um pai que segue periodicamente os estudos de seus filhos tem o objetivo que ele possa avançar sem complicações e, se houver algum problema, o seguimento permitirá ao pai tomar as medidas necessárias para que seu filho possa superar o problema, como o envio de seu filho a um professor particular para melhorar na matéria que está mais fraco.

Ou na sua falta, poderá apresentar um efeito negativo, como aqueles casos em que uma pessoa segue de maneira incessante e obsessiva a outra.

Como já indicamos em linhas acima, a perseguição é o sinônimo mais empregado para este termo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Seguimento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/seguimento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Seguimento