Conceito de Segmentação

SegmentacaoEm termos gerais, segmentação significa dividir algo, um objeto, uma coisa ou assunto, em segmentos. Entretanto, de acordo com a finalidade e o contexto podemos encontrar vários tipos de segmentação, alguns dos mais recorrentes e conhecidos são as biológicas, de mercado e a segmentação de memória de um sistema operacional, entre outros.

A segmentação biológica, por exemplo, envolve a divisão repetida da célula ovo das plantas e dos animais, a partir da qual constitui a blástula, ou seja, a partir deste método de segmentar algumas plantas e órgãos animais são divididos em uma série de segmentos semirepetitivos.

Por outro lado, a instâncias de qualquer tipo de investigação de mercado que se realize, será utilizado o que se conhece como segmentação de mercado, que é o processo de dividir um mercado em grupos uniformes menores que apresentam características e necessidades semelhantes.

Isto deriva da questão natural que o total do mercado está composto por subgrupos chamados segmentos, tendo como característica fundamental, a homogeneidade que apresentam, ou seja, as pessoas que integram um mesmo segmento, embora apresentem algumas diferenças nas atitudes sobre certas variáveis serão muito semelhantes.

Então, essa questão, que para estratégias de marketing são fundamentais, irão prever comportamentos.

Alguns dos benefícios da segmentação de mercado são: identificação das necessidades mais específicas para os submercados, focalizar melhor uma estratégia de marketing, otimização de recursos empresariais, fazer uma publicidade mais efetiva, identificar um nicho próprio sem concorrência, aumento das possibilidades de crescimento em segmentos que não apresentam competidores.

E por último, num contexto informático, encontramos a segmentação de memória de um sistema operacional, que permite sua divisão em segmentos, cada um com um comprimento variável, definido intrinsecamente pelo tamanho de cada segmento de programa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Segmentação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/segmentacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Segmentação