Conceito » Sedentarismo

Conceito de Sedentarismo




SedentarismoEntende-se por sedentarismo ao estilo de vida que se caracteriza pela permanência em um lugar mais ou menos definido como espaço de habitat. O desenvolvimento do sedentarismo tem a ver basicamente, com o alcançar determinadas condições de vida que permitem ao ser humano levar uma vida mais tranquila e segura, e não depender permanentemente dos recursos disponíveis a seu redor.

O sedentarismo caracterizou o ser humano a partir do período pré-histórico conhecido como Neolítico. Neste sentido, podemos dizer que o homem pré-histórico viveu ao redor de seis mil anos como nômade em busca de novos recursos cada vez que os mesmos se esgotavam do seu entorno. O desenvolvimento do sedentarismo foi associado com o advento de certos fenômenos causadores, entre os quais, o descobrimento da agricultura foi de fundamental importância.

O ser humano, ao inventar os métodos de agricultura, deixou de depender dos recursos que se encontravam ao seu redor para começar a produzir seus próprios alimentos. Isto, somado a domesticação dos animais, ao trabalho da cerâmica e ao desenvolvimento de melhores ferramentas, transformaria o ser humano em um indivíduo sedentário que, com isso, podia começar a desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Hoje em dia, o termo sedentarismo também é aplicado em grande parte a um estilo de vida moderno em que a enorme disponibilidade de facilidades tecnológicas leva ao indivíduo equilibrado a desenvolver uma vida monótona, sem movimento e com mínimos esforços físicos. Esta situação tem como resultado a presença cada vez mais evidente de complicações de saúde como a obesidade, a diabete ou complicações cardíacas, ainda em menores de idade ou crianças. Além disso, o consumo de comidas com alto teor de gordura e calórico somado ao constante uso de aparelhos tecnológicos permitiu o avanço das formas de vida, onde a atividade física, recreativa e social, é cada vez mais escassa.

>> Próximo - Que Conceito >>