Conceito de Seda

sedaA seda é um produto natural produzida por vermes de diferentes tipos e é utilizada pelo ser humano, principalmente como tecido ou fibra para vestuário. A seda é um elemento delicado e é, por isso, que é vendida no mercado a preços altos, além de que seu processo de fabricação e tratamento é muito particular e exclusivo. As prendas feitas em seda sempre mantêm um corte, uma suavidade e delicadeza única pelo qual seu tecido é usado pelos estilistas mais importantes.

Acredita-se que a seda é originária da China, embora outras regiões do sudeste asiático também apresentem registros muito antigos da existência deste fabuloso produto. A seda é produzida e trabalhada por diferentes insetos, principalmente pelos conhecidos bichos de seda. Entretanto, outros insetos como larvas, aranhas, abelhas e vespas, emitem substâncias sedosas que são muito semelhantes à seda aceitada oficialmente.

Uma das características marcantes e evidentes da seda é seu impressionante brilho, que é, além disso, completamente natural. Isto é conseguido a partir da forma das fibras de seda geradas pelos insetos já mencionados. Estas fibras deixam passar a luz de uma maneira particular e por isso, o tecido mantém um brilho permanentemente. No entanto, a seda é especialmente suave em comparação a outros tecidos. Embora, hoje em dia, podemos encontrar no mercado, numerosos tecidos sintéticos semelhantes à seda, tanto para vista como para o tato não há ponto de comparação possível entre uma e outra.

Apesar de sua delicadeza visual, a seda é uma fibra muito forte que se torna difícil de romper ou cortar a mão. Entretanto, se é molhada ou seca ao calor perde facilmente suas propriedades e seu tamanho original pelo qual seu tratamento deve ser muito cuidadoso.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Seda. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/seda >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Seda