Conceito de Seção

SecaoDe acordo com o contexto utilizado, o termo seção se refere a diversos assuntos. A separação realizada de um corpo sólido com um elemento ou instrumento cortante se chama seção. Tiveram que efetuar uma seção para fazer uma amostra. Por outro lado, será chamada de seção cada uma das partes que se encontra dividida um todo ou um conjunto de pessoas. Laura se desenvolveu bem desde que ingressou na empresa na seção de atendimento ao público.

O desenho do perfil ou a figura que corta um terreno ou um edifício por um plano, é chamado de seção. Na seção superior estão os tubos.

No entanto, a instâncias da geometria, seção significa a figura que procede da interseção de uma superfície ou um sólido com outra superfície. Existem dois tipos de seções, a seção longitudinal, o plano de corte é paralelo ao eixo principal do sólido e a seção transversal, o plano é perpendicular ao eixo sólido. Neste sentido, a função da seção é fornecer informação de todos aqueles elementos que aparecem ocultos nas plantas e alçados, por esta condição são muito úteis nas representações gráficas de elementos arquitetônicos ou de engenharia, é comum que formem parte dos planos de todo projeto técnico.

Assim mesmo, neste contexto, aparece a seção cônica, como é chamada qualquer curva, círculos, elipses, hipérboles e parábolas que cortam a superfície de um cone circular por um plano.

Além disso, na área militar, uma seção é aquela pequena unidade e homogênea que forma parte de uma companhia militar ou esquadrão. Geralmente, está organizada em dois ou mais pelotões, aproximadamente uns 50 membros e comandada por um oficial, que pode ser um sargento, subtenente ou tenente, no entanto, duas ou mais seções compõem a companhia militar.

Conhecemos por seção sindical, o conjunto de trabalhadores de um centro ou de uma empresa, que se encontram filiados a um mesmo sindicato. Entre as principais tarefas responsáveis pela seção sindical estão as seguintes: manter os seus membros a par de todos os passos a serem realizados perante o empregador, a fim de resolver conflitos, saber o estado geral da empresa, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Seção. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/secao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Seção