Conceito de Savana

SavanaA savana é um espaço geográfico ou ecossistema que se caracteriza por contar com um clima árido e seco e uma vegetação escassa e espalhada de maneira irregular sem formar grandes conjuntos de arbustos ou árvores. A savana é característica de algumas regiões do planeta, especialmente em diferentes países da áfrica onde os territórios naturais se mantêm e onde encontramos grande parte dos animais selvagens, entre os mais conhecidos: a girafa, o elefante, o búfalo e os grandes felinos. Também podemos encontrar savanas em algumas regiões da América do Norte e da Ásia.

A savana pode ser descrita como uma área de gramas e arbustos baixos em que a vegetação não cresce e é baixa. O solo está normalmente coberto de vegetação (diferentemente dos desertos ou da tundra), mas que nunca alcançam um papel abundante na paisagem. Ao mesmo tempo, as árvores maiores aparecem espalhadas e sem continuidade, além de possuir copas pequenas e não serem prolíficas.

Outra importante característica da savana é que a precipitação permanece em um nível baixo, a qual afeta evidentemente a presença de vegetação em abundância. Os solos não costumam ser férteis e é por isso que o ser humano não tem avançado sobre estas terras com objetivos produtivos. O clima da savana é geralmente seco, com estações quentes e calorosas, mas também com amplitude térmica.

As savanas são espaços nas quais os animais não possuem muitos espaços para proteger-se de seus predadores devido à falta de vegetação. É por isso que a maior parte dos mamíferos herbívoros (presas de felinos e outros animais) transita em manadas de muitos integrantes com o fim de minimizar as agressões e os possíveis ataques de seus predadores.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Savana