Conceito de Saúde Pública

Saude-PublicaA saúde pública se refere à ciência em que os principais fins são, por um lado, o exercício e manutenção da saúde de uma população, e por outro lado, o controle das doenças e um árduo trabalho, a fim de erradicá-los o quanto possível. Daí resulta que a saúde pública é o principal objeto e o pilar central da formação dos profissionais de saúde independentemente das suas especialidades.

Entre as funções mais importantes e destacadas que esta disciplina apresenta, temos: avaliação e seguimento da situação de saúde que predomina em uma comunidade determinada, investigação e controle dos maiores riscos que incidem de maneira negativa na saúde de uma população, desenvolvimento de campanhas de prevenção de todas as doenças plausíveis que adoecem os habitantes, incentivar aos cidadãos para que eles também tomem cuidado com sua própria saúde, com os membros de sua família e de seu próximo, desenvolvimento de políticas, recursos e capacitação que consigam um resultado satisfatório em matéria de saúde, reduzir ao máximo os impactos negativos diante das emergências ou desastres.

O desenvolvimento da saúde pública e o cumprimento de todas as funções anteriormente mencionadas dependem e passam pela órbita dos governos que devem ser os encarregados máximos de elaborar concretos programas que atendam a essas questões de maneira satisfatória e com os melhores resultados.

No entanto, esta questão deve ser abordada e conseguida através de várias ordens. Por um lado, assegurando vacinas gratuitas e massivas, em seguida, protegendo o meio ambiente de qualquer tipo de contaminação, educando sobre saúde e oferecendo as melhores condições de atendimento independente das possibilidades econômicas que apresente, sem fazer distinções de nenhum tipo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Saúde Pública