Conceito de Saúde Ambiental

Saude-AmbientalA saúde ambiental é o processo que avalia, corrige e controla os fatores ambientas que podem influenciar negativamente a saúde das pessoas.

A ideia principal da saúde ambiental é controlar os fatores de risco para a vida e saúde dos seres humanos. O órgão que estabelece os potenciais riscos é a Organização Mundial da Saúde (OMS). Este órgão considera que há três fatores chaves e que são uma ameaça para a saúde: a pobreza, o uso irracional dos recursos naturais e a economia não sustentável.

No campo da saúde

A saúde ambiental está baseada a partir da perspectiva da saúde, ou seja, aos temas relacionados ao abastecimento de água, ao esgoto sanitário, a imunização infantil, poluição ambiental e medidas de higiene em uma comunidade ou no local de trabalho. Todos estes aspectos são vertentes da saúde ambiental que deve ser entendida como uma estratégia de conjunto.

Consequências de descuidar do meio ambiente

A falta ou deficiência da saúde ambiental de um território pode afetar um grande número de áreas: a qualidade da água, a vegetação, a atmosfera, entre outras. Em relação ao contexto socioeconômico, a saúde ambiental está focada na infraestrutura dos serviços públicos, assim como na população e na habitação. O conceito saúde ambiental é bem amplo e óbvio, pois a saúde está relacionada com a economia, com a poluição e com o sistema de purificação de água.

Exemplo de saúde ambiental em uma população

Em algumas cidades existem áreas pobres que vivem em situações que potencialmente afetam a saúde. Uma criança que vive em algumas dessas áreas (por exemplo, em uma favela). Previsivelmente há problemas de escolaridade, de ambiente social negativo para sua formação e as infraestruturas disponíveis são deficientes.

E tudo isso é um evidente perigo para a saúde. Para enfrentar esta realidade, os especialistas em saúde ambiental lançam estratégias para reduzir os riscos para a saúde, especialmente, para prevenir situações sociais e ambientais destrutivas.

Os profissionais que implantam estratégias para melhorar a saúde ambiental em uma população devem diagnosticar adequadamente as ameaças para a saúde, para isso é necessário atuar sobre o solo, pois trata-se de uma atividade que pode ser entendida somente através da experiência pessoal e não a partir da teoria de uma sala de aula.

Foto: iStock - Paolo Cipriani

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Saúde Ambiental. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/saude-ambiental >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Saúde Ambiental