Conceito » Saúde

Conceito de Saúde




Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é a condição de cada ser vivo que tem um nível absoluto tanto física quanto mental e social.

Ou seja, o conceito de saúde, não só leva em conta o não aparecimento de doenças ou condições mentais, senão que vai além disso. Em outras palavras, a ideia de saúde pode ser explicada como a eficiência do metabolismo e as funções de um ser vivo no micro (celular) e macro (social).

O estilo de vida, ou seja, o tipo de hábitos e costumes que uma pessoa possui, podem ser benéficos para a saúde, mas também pode danificar ou alcançar uma influência negativa sobre ela. Por exemplo, um indivíduo que mantém uma dieta equilibrada e atividade física em uma base diária é mais provável que seja de boa saúde. Por outra parte, uma pessoa que come e bebe demais, descansando e fumando muito, correm sérios riscos de doenças evitáveis.

Em termos gerais, a saúde pode ser reconhecida e analisada a partir de duas perspectivas: a da saúde física e a saúde mental, embora na realidade estes são dois aspectos estão inter-relacionados. Para manter a saúde física em ótimas condições, recomenda-se exercícios regularmente e ter uma dieta equilibrada com uma variedade de nutrientes e de proteínas.

Assim, é importante ressaltar que para desfrutar de uma magnífica saúde física é necessário que a pessoa em questão tenha uma série de alimentos e hábitos de esporte. Assim, para o primeiro ponto deve ser enfatizado que as dietas que são feitas devem ser nutritivas e equilibradas evitando tanto quanto for possível, tudo o que se refere à ingestão de álcool e outras drogas, e também para anular o fumo.

Saúde mental, por sua vez, pretende reunir todos os fatores emocionais e psicológicos que podem condicionar a cada pessoa e forçá-lo a usar suas habilidades cognitivas e de sensibilidade para a função dentro de uma comunidade e resolver quaisquer reclamações decorrentes vida cotidiana.

É de salientar, que as ciências da saúde são aquelas que permitem obter o conhecimento necessário para ajudar a prevenir doenças e desenvolver iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar seja do indivíduo particular ou da comunidade em geral. A Bioquímica, a ciência de alimentos (bromatologia), medicina e psicologia, entre outros, são as ciências da saúde.

>> Próximo - Que Conceito >>