Conceito de Saturação

SaturacaoEm Química, conhecemos como saturação, o estado de uma dissolução que já não aceita mais a quantidade de uma substância dissolvida. Uma saturação saturada é aquela que contém um nível de soluto tão grande quanto possível dado o volume de solvente. A solução estará sobressaturada quando contenha mais soluto do que possa ser dissolvido no solvente.

Por outro lado, em relação a questões cromáticas, a saturação é a medida da autenticidade que possui uma cor determinada, quer dizer, sua pureza. A mesma está representada pela quantidade de cinza de uma cor em relação ao seu tom, ou seja, 0% equivale a cinza e 100% será a saturação completa.

O termo saturação é muito comum dentro da área da música, mais precisamente dentro do mundo do rock, e é chamado de saturação ao som em que a distorção do sinal sonoro passa a ser claramente audível. A mencionada distorção pode ser de bem rápida até densa e distorcida ao mesmo tempo, provocando que a tonalidade seja praticamente irreconhecível comparada com o sinal de origem. A maior parte dos amplificadores de guitarra modernos conta com um pré-amplificador, utilizado para gerar essa distorção e ao mesmo tempo controlar o volume do sinal de saída.

No entanto, na linguagem coloquial, quando as pessoas expressam cansaço ou tédio que acontece em uma determinada situação ou que uma pessoa nos faz, costumamos dizer que é uma saturação. A realização constante e quase sem descanso de uma atividade provoca saturação, assim mesmo, aquelas pessoas que por determinadas características de sua forma de ser, se tornam repetitivas em certos assuntos e são consideradas saturadas.

Suas constantes queixas conseguiram a saturação de todos seus colegas de escritório. Depois de quase um mês de trabalho esgotante cheguei ao meu ponto de saturação, preciso de um descanso. E por fim, quem sofre de saturação será chamado de saturado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Saturação