Conceito de Satisfação

SatisfacaoDependendo do contexto empregado, a palavra satisfação pode referir-se a diversas questões. Um dos usos mais utilizados do termo é aquele que se refere ao gosto, prazer ou alegria que um indivíduo experimenta, sente, por algo ou alguém. Ver como prospera dia a dia seu negócio é sua maior satisfação.

A satisfação é um estado da mente, gerado por uma maior ou menor, segundo corresponda, otimização da retroalimentação cerebral, pela qual as diferentes zonas cerebrais compensam o potencial energético dando uma sensação de plenitude, portanto, a menor ou maior sensação de satisfação que alguém apresenta, dependerá da otimização do consumo energético que possui o cérebro, ou seja, quanto maior a capacidade de neurotransmitir, maior será a possibilidade de satisfação.

Quando não é obtida essa otimização mencionada, ocorre a insatisfação, e o indivíduo, de imediato, começa sentir a inquietude e insatisfação como consequência do fato.

Se a satisfação for acompanhada pela segurança racional de conseguir o que estava ao nosso alcance e com um grau de êxito, essa situação contribuirá para sustentar o estado harmonioso no que se diz repeito ao funcionamento mental.

Outro uso do termo satisfação se refere à ação ou modo através do qual se repara uma ofensa ou dano. Vou exigir uma satisfação pelo mau momento que me fizeram passar no festejo, não merecia.

Assim mesmo, satisfação envolve o cumprimento de uma necessidade, desejo ou paixão. Poderei satisfazer minha sede quando tomar um refrigerante. Não imagina a satisfação que me dá.

Y E Satisfação é o título de uma música também chamada de Satisfaction, um dos temas mais populares do grupo de rock inglês The Rolling Stones. A mesma foi composta por um dos líderes do grupo, Mick Jagger e Keith Richards, no ano de 1956. A letra fala da constante insatisfação que sente um adolescente, apesar de conseguir diferentes ações para revertê-la.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Satisfação