Conceito de Satélite

SateliteQuando se fala do termo satélite, referimos aos elementos que orbitam de maneira natural ou artificial ao redor de um corpo celeste e que podem ter diferentes funções ou objetivos de acordo com sua procedência. A palavra satélite deriva do latim satelles, vocábulo que significava "o que estava em torno ou ao redor de alguém" e que era normalmente utilizado para referir-se àqueles guardas ou soldados encarregados da proteção especial de algum rei ou soberano.

Os satélites podem ser classificados como naturais ou artificiais, sendo esta a definição mais importante que podemos encontrar. Quando falamos de satélites naturais estamos referindo aos corpos celestes que orbitam de maneira natural ao redor dos planetas e que podem variar não só em termos de tamanho, mas também em termos de muitas outras características físicas ou geológicas. Neste sentido, a Lua é, sem dúvidas, o satélite natural mais conhecido pelo ser humano, o único em que o homem pôde chegar e conhecer de maneira pessoal. Em quase todos os casos, os satélites naturais são menores que os planetas que o acompanham, embora, em alguns casos como da Lua, podem apresentar características tão semelhantes aos do planeta, que também são denominados como sistemas binários de planetas.

Por outro lado, os satélites são aqueles criados voluntariamente pelo homem e colocados na órbita de diferentes planetas para conhecer melhor suas características físicas, atmosféricas e geológicas. Estes satélites estão especialmente preparados para orbitar ao redor do corpo celeste selecionado, embora às vezes, podem pousar sobre a superfície do mesmo. Os satélites artificiais foram desde sua criação, uma das invenções mais fabulosas do homem, pois representam a única oportunidade verdadeira de aproximarmos aos restantes corpos celestes que formam parte do sistema solar, corpos que de outra maneira apenas poderiam ser conhecidos através da astronomia.

Os satélites artificiais são, hoje em dia, equipamentos de altíssima tecnologia, pois estão devidamente preparados para manter-se em funcionamento por longo tempo, realizar diversos tipos de ações, suportar diferentes condições climáticas e atmosféricas, e inclusive ser anulados quando o homem assim desejar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Satélite. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/satelite >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Satélite