Conceito de Sarcasmo

SarcasmoA comunicação humana pode caracterizar-se por apresentar muitas formas e expressões de diversos tipos. Uma delas é o sarcasmo, uma das maneiras de expressar-se que mais chega aos interlocutores porque apela à reação daqueles que atuam com audiência. O sarcasmo sempre se relaciona com certo sentido de humor e com a originalidade de quem fala.

Podemos definir o sarcasmo como uma forma de expressão oral que se baseia na utilização da ironia ou da gozação, mais ou menos dura em relação a diferentes temas, situações ou pessoas. O sarcasmo significa, em outras palavras, dizer ou expressar o que uma pessoa pensa, não de maneira direta, e sim através do humor ou da ironia para gerar uma reação específica sobre a audiência. O sarcasmo pode ser facilmente discernível em alguns casos, por exemplo, quando a pessoa que fala utiliza para fazer comentários sobre situações irreais. Entretanto, também pode ser muito sutil e implícita em alguns casos particulares em que não se demonstra facilmente.

O sarcasmo também pode fazer-se presente na comunicação escrita através do uso de frases, expressões ou inclusive sinais de pontuação ou escritura que remarcam a irrealidade ou a gozação de uma ideia expressada. Normalmente, usar sinais de pontuação como reiterados sinais de admiração ou de pergunta podem estar relacionados com o uso do sarcasmo.

Um dos problemas do sarcasmo é o fato de que, ao não ser facilmente compreensível, muitas pessoas podem fazer comentários sarcásticos de uma forma má, sem perceber que o significado não é verdadeiramente esse, mas que se trata de um exagero. Tanto como ocorre com a ironia, o sarcasmo necessita de certa inteligência, criatividade ou rapidez mental, ao ponto de poder armar facilmente estas expressões tão particulares e significativas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Sarcasmo