Conceito de Sarampo

SarampoO sarampo é uma doença infecciosa contagiosa que afeta a pele e as vias respiratórias, é produzida pelo vírus do sarampo.

Este vírus pode afetar principalmente as crianças em idade escolar, aquelas entre 2 e 6 anos. Ele se adquire por exposição a secreções de pessoas que apresentam a doença. As pessoas contaminadas podem transmitir a doença até dois dias antes do início dos sintomas e depois de cinco dias do aparecimento das erupções cutâneas.

Sintomas do Sarampo

Os primeiros sintomas da doença são mal-estar, secreção nasal, olhos vermelhos, tosse e febre. Em poucos dias aparecem erupções vermelhas atrás das orelhas e nuca que se estende por todo o corpo afetando também as palmas das mãos e plantas dos pés. Os sintomas duram por uns cinco dias desaparecendo na mesma ordem que se iniciou.

As pessoas vacinadas desenvolvem uma forma mais leve da doença que se manifesta principalmente com febre e erupções cutâneas.

O Sarampo pode acarretar complicações

O vírus do sarampo produz uma série de alterações no sistema imune afetando o funcionamento dos linfócitos (células de defesa) e essas alterações fazem com que a doença aumente o risco de desenvolver diversas infecções por bactérias, especialmente as respiratórias, além de quadros de otite média, sinusite, bronquite e pneumonia.

O Sarampo em adultos pode ser perigoso

O sarampo é uma doença que normalmente ocorre na infância, mas se desenvolvida em adultos pode ocorrer sintomas mais graves e trazer maiores complicações.

Este paciente frequentemente desenvolve infecções respiratórias associadas à pneumonia e obstrução dos brônquios, além de quadros de hepatite que necessitam de internação para o seu tratamento.

Os adultos com infecções do sistema imune que apresentam câncer, infecções por HIV ou que recebem tratamento contra rejeição de transplante de órgãos podem desenvolver formas mais graves do sarampo.

O tratamento do Sarampo é sintomático

Não existe um tratamento específico para a doença. A medicação é usada para diminuir a febre e aliviar o mal-estar. Em casos de infecções podem ser associados antibióticos específicos.

Em casos de complicações como a pneumonia, a internação é indicada para dar suporte respiratório.

As crianças pequenas com deficiências de nutrientes tem uma melhora quando são tratadas com suplementos de vitamina A.

Foto: iStock - Christopher Badzioch

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sarampo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sarampo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sarampo