Conceito de Saque

Saque

Apropriar-se de modo violento da propriedade privada de outro

O saque é uma ação criminosa que pode ser praticada por uma pessoa ou grupo de pessoas com a missão de apropriar-se de algo que não é seu. Normalmente este ato é realizado de forma violenta porque o objeto de saque trata-se de uma propriedade privada. Outra característica diferenciada é o fato de ser realizado com extrema rapidez, ou seja, o grupo ou indivíduo invade o local de maneira violenta e se apropria no menor tempo possível de tudo aquilo que se encontra no lugar. Por isso, muitas vezes, agem com motos para poder escapar com mais facilidade e rapidez das autoridades.

Prática comum de guerra entre as populações primitivas inimigas

No caso de guerra, o saque sempre foi uma prática comum entre os bandos inimigos, especificamente quando um grupo derrota o outro e assim tem acesso livre ao local atingido para poder saquear e roubar de tudo, entre alimentos, armas, etc.

Trata-se de uma prática certamente milenar que aconteceu em muitos confrontos bélicos, como também entre populações vizinhas inimigas, entre outras.

Saques após catástrofes e em situações de crise institucional

Em nossos dias, o saque continua vigente e é habitual, por exemplo, quando acontece algum acidente que envolve um caminhão que transporta alimentos ou qualquer outro bem, desta forma, as pessoas que vivem ou estão de passagem no local costumam apropriar-se da carga que caiu.

Os saques também são comuns após a sucessão de alguma catástrofe natural ou no caso de alguma situação de crise política-social.

Os terremotos e as enchentes provocam graves danos à infraestrutura dos locais atingidos, no entanto, a total desilusão e não proteção do povo costuma ser aproveitada por parte de algumas pessoas que se apropriam dos pertences deixados nas casas diante da destruição causada e da falta de segurança.

Por outro lado, diante da crise institucional de um país onde a pobreza ganha terreno é normal o acontecimento de atos vândalos organizados e protagonizados por pessoas de poucos recursos e necessidades insatisfatórias, que atacam supermercados e lojas para saquear de tudo o quanto podem.

Foto: iStock - Paolo Cipriani

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Saque