Conceito de Sangue

SangueO termo sangue se refere ao fluído de cor vermelha, composto por plasma e células em suspensão e que circula pelas artérias e as veias do organismo dos seres humanos e dos animais. A característica diferencial que apresenta o sangue é sua cor vermelha, que corresponde à presença do pigmento hemoglobínico que se encontra contido nos eritrócitos.

Entre suas principais características físicas químicas são: trata-se de um fluido com movimento perpétuo e pulsátil que circula unidirecionalmente no espaço vascular. O impulso hemodinâmico do mesmo é dado graças à atividade do coração em colaboração com os grandes vasos elásticos. Seu PH está entre 7,36 e 7,42 e geralmente uma pessoa adulta apresenta ao redor de seu organismo entre quatro e cinco litros de sangue por quilo de peso corporal.

Existem quatro tipos de sangue A, B, AB e O, quer dizer, nem todas as pessoas apresentam o mesmo grupo sanguíneo, por esta razão é que, por exemplo, quando uma pessoa está doente e é vital para sua melhora fazer uma transfusão de sangue, a mesma deve pertencer ao mesmo grupo ou tipo que apresenta o indivíduo, caso contrário, ao receber uma transfusão equivocada, a pessoa pode adoecer gravemente e inclusive essa situação pode levá-la à morte.

Então, diante deste estado, é imprescindível que cada pessoa conheça seu tipo de sangue para que quando chegue o momento que descrevemos acima, no banco de sangue, encontrem seu tipo de sangue compatível.

No entanto, dos tipos mencionados, o AB é aquele que se encontra com menor compatibilidade, e o O+ e o O- são os tipos mais frequentes e os mais fáceis de serem encontrados.

O sangue apresenta uma importância fundamental, quase vital na vida de qualquer indivíduo para sobreviver, pois entre elas estão as contribuições necessárias de nutrientes, como o oxigênio e a glicose, de agir como um veículo para que as células e as diversas substâncias possam ser transportadas entre os tecidos e os órgãos. Assim mesmo, o sangue é fundamental na hora de defender o organismo das infecções, entre tantas funções.

Por outro lado, o termo sangue, costuma ser muito utilizado na linguagem corrente quando queremos saber a tipagem ou parentesco de uma pessoa em relação à outra.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sangue. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sangue >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sangue