Conceito de Saneamento

Saneamiento

Procedimentos que têm a missão de recuperar, reparar ou limpar algo

O conceito saneamento é utilizado em nosso idioma para indicar uma ação que envolve a realização de um conjunto de procedimentos com a missão de recuperar, reparar ou limpar a sujeira ou as impurezas de algo.

No entanto, esta reparação, limpeza ou recuperação pode estar destinada: a um meio natural que pode ser a água de um lago ou de um rio afetado, por exemplo, pela contaminação de algum componente; pelas finanças de uma empresa ou organização que demandam transparência; de um edifício público, entre muitas outras questões plausíveis de ser objeto de saneamento.

Reduzir a contaminação presente e melhorar a qualidade ambiental

De qualquer forma, deve-se dizer que este termo é usado estendidamente na área do cuidado ao meio ambiente para referir-se ao saneamento que demanda algum espaço para reduzir justamente a contaminação presente e melhorar a qualidade ambiental que claramente se encontra em perigo para a vida da flora, fauna e dos seres humanos do lugar em questão.

Infelizmente a contaminação é uma realidade sofrida por muitas regiões do nosso planeta e que também atinge as águas. A interação das pessoas e dos animais com esses locais ocasionam doenças, no entanto, a ação de saneamento tem como finalidade terminar com estas situações e tornar possível o desfrute de um planeta mais limpo e saudável para todos.

Basicamente essas ações de saneamento consistem em tratar as águas residuais, remover resíduos e reduzir a emissão de gases contaminantes, entre outros.

Um dever do estado

A tarefa de saneamento das águas, por exemplo, é um dever do estado que deve destinar seus recursos e esforços das áreas do governo pertinentes para cumprir com essa obrigação. Porém nem sempre o estado cumpre com essa obrigação e é aí onde aparecem as organizações não governamentais e os cidadãos, vizinhos de zonas contaminadas, que desenvolvem a tarefa com os recursos disponíveis. Isso não deveria ser assim, mas ocorre muito lentamente diante da ausência do estado. Ações implantadas com a intenção de melhorar uma situação econômica

Por outro lado, o saneamento é muito usado no plano econômico para referir-se às ações implantadas com a intenção de melhorar a situação econômica de uma nação ou de uma empresa que se encontra afligida ou complicada em algum aspecto.

Também o conceito é utilizado em algumas partes para designar o equipamento mobiliário que tem como missão a higiene e o asseio pessoal encontrado nos sanitários.

Foto: iStock - SoumenNath

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Saneamento