Conceito » Sanções

Conceito de Sanções




SançõesPara definir este termo devemos recorrer a dois conceitos que correspondem fundamentalmente ao que se refere à ética. Neste sentido deve-se abranger ao conceito de como uma ação humana pode refletir na questão do comportamento ético de cada indivíduo.

No primeiro conceito deve-se saber que o termo sanções tem a ver com a ética e é a consequência que pode ser agradável ou pode corresponder a um castigo a ser aplicado a uma ação produzida de natureza moral, natural ou jurídica. Cada sanção tem à sua aplicação correspondente dependendo do tipo de ação que ela provocou, ou seja, a sanção é derivada do que ação pode provocar.

Como segundo conceito, as sanções são consideradas como uma espécie de estímulo relativo à conduta, ou seja, as sanções tem como resultado geral um estímulo positivo ou negativo de acordo com a visão do sancionado que pode ser prazerosa ou dolorosa e servem como uma espécie de estímulo nos dois casos.
Baseados nestes dois conceitos, ou nestas duas formas de interpretar o significado do termo, as sanções tem sempre como objetivo corrigir algo, tanto como uma recompensa como um castigo. Do ponto de vista moral a aplicação das sanções é obrigatória dada à interpretação de que cada ação provoca uma reação, neste caso de quem aplica as sanções.

Para melhor entendimento sobre o termo, deve-se ter esclarecido que existem vários tipos de sanções que podem ir desde uma sanção de caráter físico, que, em termos morais, as sanções são uma espécie de expiação que deve ser praticada pelo sancionado e que, não condizendo com a própria moralidade é escasso de valores neste sentido, porém no referente ao ponto de vista social, as sanções aplicadas tem o objetivo de dar uma resposta à sociedade quanto à conduta dos cidadãos com a pretensão de dar exemplo aos demais.

As sanções, de modo geral, têm como objetivo ensinar e orientar a conduta da sociedade com respeitos às leis de um Estado e devem ser aplicadas a todos aqueles que têm um desvio de conduta e com isso pode provocar danos a terceiros. Sem a aplicação das sanções se veria complicado a aplicação das leis como forma de corrigir e de reformar.

>> Próximo - Que Conceito >>