Conceito de Samurai

SamuraiO samurai é um tipo de guerreiro japonês que esteve muito presente na tradição deste país desde a Idade Média até seu desaparecimento no século XIX.

Do ponto de vista etimológico, a palavra samurai significa “a pessoa que serve de ajuda”. Em relação a seu sentido histórico primitivo, estes guerreiros inicialmente eram contratados pelos governantes com uma finalidade defensiva. Entretanto, com o passar do tempo se tornaram um grupo militar, uma espécie de classe de elite ou estamento de grande poder que a partir do século XVIII foram perdendo paulatinamente seus privilégios sociais.

Excelentes guerreiros com amplas capacidades

Os samurais não eram apenas guerreiros quaisquer, tinham muitos conhecimentos de várias artes marciais, destacavam-se por sua destreza como arqueiros e o uso da katana, como também se vestiam com armaduras bem flexíveis.

O cinema e a literatura japonesa inspiraram estes guerreiros para contar histórias repletas de romantismo e simbolismo. Inclusive durante a II Guerra Mundial, o governo japonês fez campanha para que o exército adotasse os princípios dos autênticos samurais.

O código de honra

A dimensão mais particular de um samurai não se deve apenas a sua valentia ou destreza como um guerreiro, mas sim pelos seus valores, conhecidos como bushido.

O bushido é um conjunto de princípios e normas muito rígidos que um bom samurai deve cumprir de maneira exata. Neste código de lealdade, a disciplina e o respeito são valores fundamentais. Entretanto, a honra tem um sentido especial. A honra de um samurai é algo sagrado, pode-se dizer que a mesma atua como um juiz, até o ponto de que quando se realiza algum ato desonroso, o indivíduo tem a obrigação de suicidar-se através de um ritual específico (harakiri é a palavra empregada no Ocidente para mencionar o suicídio, mas na realidade o termo correto é seppuku).

O sentido do dever de um samurai é extremamente rigoroso, de fato, ele não deve apenas cumprir com as normas, mas também sua sinceridade tem que ser total e absoluta.

Qualidades desconhecidas de um Samurai

Embora estes guerreiros míticos da cultura japonesa sejam conhecidos por seus dotes como soldados e por sua mentalidade; não se deve esquecer que são também homens cultos (praticavam a caligrafia, realizavam a cerimônia do chá e eram amantes da arte). Existem algumas testemunhas históricas que demonstravam que as mulheres também poderiam ser samurais, embora esta circunstância fosse excepcional. Por último, uma curiosidade: a homossexualidade era aceita com normalidade, da mesma foram como os guerreiros tebanos da Grécia Antiga.

Foto: iStock - Nikola Nastasic

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Samurai