Conceito de Samaritano

SamaritanoSe consultarmos o dicionário vamos encontrar que a palavra samaritano significa boa pessoa, aquele que se comporta de maneira compassiva e ajuda aos demais.

Ao mesmo tempo, samaritano é um gentílico, ou seja, um indivíduo que nasceu na Samaria, uma região da antiga Palestina. Por outro lado, os samaritanos eram um grupo religioso que se consideravam descendentes das doze tribos de Israel, mas que enfrentavam os judeus, uma vez que não compartilhavam dos mesmos critérios (aceitavam a Moisés como profeta embora no seguissem o Talmude da tradição judaica). Além dos nascidos na Sumaria e de um grupo religioso, o samaritano é uma língua similar ao aramaico, língua falada por Jesus Cristo.

A parábola do bom samaritano

O samaritano é entendido como pessoa compassiva que faz parte de nossa cultura através dos ensinos de Jesus Cristo no Novo Testamento, mais especificamente no Evangelho de Lucas.

Nesta parábola, alguém pergunta a Jesus quem é o próximo e ele responde com uma breve história. Um homem partiu de Jerusalém em direção a Jericó, um caminho considerado perigoso. No trajeto foi agredido e roubado por uns assaltantes que o deixaram ferido. Um sacerdote e um levita viram aquele homem, mas não lhe ajudaram.

Foi aí que apareceu um samaritano que compassivamente lhe ajudou levando-o a uma pousada onde finalmente se recuperou. No final da história, Jesus deu a entender que o único que trabalhou foi o samaritano. O ensino da parábola é evidente: o importante são as boas ações e não o que diz a lei.

Uma expressão de aprendizagem

Os estudiosos da Bíblia dão importância a esta parábola por seu ensino moral e por um aspecto relevante: que segundo a tradição hebraica nos tempos de Jesus Cristo um samaritano era uma herege, apesar disso, o samaritano que ajudou o necessitado é um exemplo de atitude misericordiosa.

Outros termos bíblicos da linguagem cotidiana

O exemplo da palavra samaritano não é uma exceção, uma vez que em nosso idioma há muitos termos de origem bíblica. Assim, algo é apocalíptico quando é uma autêntica catástrofe. Ser um fariseu é sinônimo de hipócrita e um holocausto num sentido bíblico era o oferecimento de um sacrifício a Deus.

A presença de conceitos e expressões relacionadas ao cristianismo em nosso idioma é muito evidente e pode mencionar vários exemplos: idolatria, indulgência, sacrilégio, chorar como uma madalena ou não perder o juízo.

Foto: iStock - Linda Steward

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Samaritano. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/samaritano >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Samaritano