Conceito de Salmoura

SalmouraQuando a água contém uma grande concentração de sal é conhecida como salmoura. A água do mar, a água doce e a salmoura apresentam diferentes níveis de sal. Aparentemente os três líquidos têm o mesmo aspecto, mas analisando o seu conteúdo podemos observar que a concentração de sal é muito diferente em cada caso (no mar é de 35 g/L; na água doce de 0,5 g/L e na salmoura de 69 g/L). Desta forma, a salmoura pode ser prejudicial para o equilíbrio do meio ambiente dos oceanos e dos rios. De fato, a salmoura é perigosa para a flora e fauna marinha.

A importância da Salmoura

A salmoura é importante porque cada espécie aquática apresenta um nível de tolerância à salinidade. Isso faz com que os técnicos do meio ambiente busquem novas soluções para resolver a dissolução natural da salmoura com o fim de obter um nível aceitável de salinidade. Existem formas diferentes para dissolver o sal.

Salmouras naturais conhecidas

No Mar Morte e no Grande Lago Salgado de Utah existem salmouras naturais. Sua alta concentração de sal é perigosa para algumas espécies. No caso da salmoura do Mar Morto, o sal é usado para fins comerciais e terapêuticos. Na verdade, os sais de banho obtidos no Mar Morto são empregados em propriedades curativas, assim como no mundo da cosmética. O Grande Lago Salgado de Utah (em inglês, Great Sal Lake) traz consequências ao ecossistema devido à salinidade de suas águas (isso afeta principalmente os terrenos adjacentes ao lago após passar por longos períodos de seca).

Aplicações da salmoura

A salmoura é utilizada em locais que ocorrem grandes nevadas (é usada para acabar com a neve nas estradas). Também é utilizada para purificar o próprio sal, assim como na indústria de alimentos para conservá-lo por mais tempo. Na antiguidade, os marinheiros tinham as mãos curtidas pela salmoura. Alguns poços de petróleo eram perfurados através da utilização da salmoura. Como curiosidade, deve-se lembrar de que antigamente o petróleo era queimado com o fim de evaporar a salmoura e desta maneira para obter o sal.

O uso mais característico desta substância líquida é na gastronomia. Utiliza-se para salgar a carne ou o peixe, da mesma forma que está presente em quase todos os tipos de receitas, por exemplo, nos pepinos em salmoura, como molho de um churrasco, nas azeitonas em salmoura, para conservar o presunto, etc.

Imagem: iStock, gilaxia

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Salmoura