Conceito de Saliva

SalivaA saliva é uma secreção aquosa e incolor para ajudar na digestão e no processo de mastigação dos alimentos. É composta em sua totalidade por água e uma porcentagem mínima de 1% de sais e enzimas.

Dentro da mandíbula e ao redor da boca, há uma série de glândulas salivais que produzem saliva. O ser humano possui quatro glândulas salivais: a mucosa bucal que serve como lubrificante e proporciona umidade na boca; a glândula parótida situada dentro da mandíbula que quando inflama produz parotidite (popularmente conhecida como caxumba); a glândula sublingual e a submandibular.

Importância de saliva

Além do papel da saliva na mastigação e na digestão, os médicos enfatizam outros aspectos relacionados a este fluído: sendo essencial para uma correta saúde bucal; como mecanismo de alerta ou na função sensorial da boca.

A quantidade e qualidade da nossa saliva são importantes para a saúde. Durante a noite a quantidade é reduzida ao mínimo e à tarde é quando aparece em grande quantidade, já na primavera e no outono sua quantidade é maior que no inverno e no verão. Uma quantidade adequada deste líquido aquoso permite a nossa proteção diante de algumas infecções como também das inflamações das gengivas e das cáries. Por outro lado, sua diminuição excessiva causa halitose ou mau hálito na boca.

Não se deve esquecer que ajuda também na degustação dos alimentos e que é um desinfetante natural muito eficaz.

Quando se produz uma sensação de secura na boca originada pela falta de saliva (circunstância conhecida medicamente como xerostomia) se manifesta um possível problema em nosso organismo, por exemplo, há desidratação e é necessário beber muito líquido. A secura na boca e a consequente diminuição da saliva estão relacionadas da mesma forma ao consumo excessivo de alguns medicamentos.

Como prevenir a secura

Para prevenir ou reduzir os inconvenientes mencionados, recomenda-se beber bastante água entre dois e três litros por dia.

Por último, deve-se lembrar que o PH na saliva é determinante para a higiene e a saúde bucal. Conhecendo os níveis de PH da saliva (o nível de alcalinidade e acidez do corpo) é possível ter informação útil sobre alguns problemas de saúde (o tabagismo é um claro exemplo de alteração no PH salival e também pode servir como indicador para detectar a diabete, a anemia e a hipertensão).

Foto: iStock - Yuri_Arcurs

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Saliva. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/saliva >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Saliva