Conceito de Saldo

SaldoDe acordo com o contexto utilizado, o termo saldo possui vários significados. Por exemplo, a instâncias da contabilidade, um saldo será a diferença entre o débito e o crédito, podendo ter três resultados possíveis: que o débito seja maior que o crédito, razão pela qual a diferença entre ambos será chamada de saldo devedor.

A segunda opção é que o crédito seja maior que o débito, então a diferença entre ambos será chamada de saldo credor; e a última alternativa pode ser que ambos, tanto o débito quanto o crédito sejam iguais, portanto, nesta situação será chamada de saldo nulo ou contas saldadas.

Por outro lado, chamamos também de saldo, a quantidade de uma conta que resulta a favor ou contra o titular da mesma.
Além disso, quando queremos saber o resultado final de uma atividade ou assunto, usamos a palavra saldo para referir-se a essa situação.

No entanto, num plano comercial, por exemplo, quando uma pessoa compra um item ou objeto em uma loja, mas não tem a totalidade do dinheiro que esse objeto vale, o que geralmente se faz, é deixar uma parte do dinheiro, conhecido como sinal, e a quantidade que resta para pagar será chamada de saldo.

E em alguns lugares do mundo quando os comerciantes vendem seus artigos ou mercadorias a um preço muito baixo ou inferior ao que se costuma vender, a essa modalidade, também chamamos de saldo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Saldo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/saldo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Saldo