Conceito de Salário real

Salario-realO salário real é a remuneração ou pagamento que uma pessoa recebe de maneira periódica, geralmente todo mês, ou de outra forma, quinzenalmente, por parte de seu empregador como consequência da prestação de uma atividade produtiva.

No entanto, esta prestação, em quase todos os casos, é realizada através de espécie, ou seja, o pagamento do salário é realizado em dinheiro.

O salário influencia a vida diária do trabalhador em termos monetários pelo seu poder de compra e em relação à representação de seu nível de vida, por isso é importante a negociação de um contrato para definir as melhores e mais justas condições de trabalho.

Existem também diversas classificações de salário, por exemplo, pelo meio utilizado para o pagamento (em espécie, em cheque, depósito em conta), por sua capacidade de satisfação (individual, familiar), por seu limite (salário mínimo, máximo), por razão de quem produz o trabalho (salário pessoal, coletivo, de equipe), pela forma de pagamento (por unidade de tempo, de obra, de serviço) e por sua capacidade aquisitiva (salário nominal, real).

O salário real é aquele que representa a quantidade de bens que o trabalhador pode adquirir com o volume de dinheiro que recebe e, portanto, representa o poder aquisitivo, seu poder de compra, a quantidade de bens e serviços conseguidos a partir de seu salário. Portanto, a reposição do valor real é um cenário de inflação, não significa aumento salarial. Enquanto o salário nominal, ao contrário, é a fiel expressão do volume de dinheiro atribuído a um trabalhador por contrato, se não for atualizado suas economias inflacionárias inevitavelmente sofreram prejuízos, não podendo o trabalhador cobrir as necessidades econômicas de tempos em que existia inflação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Salário real