Conceito de Salário mínimo

Salario-minimoO salário mínimo é que o montante acordado por lei a ser pago como mínimo a todo trabalhador que estiver em atividade.
A primeira vez que se falou sobre salário mínimo foi no século XIX na Austrália e na Nova Zelândia, onde se estabeleceu formalmente o mesmo. Geralmente, o salário mínimo é expresso em unidades monetárias por jornada de trabalho, ou seja, o mínimo pago da hora de trabalho de um empregado será de cinco reais, pesos, dólares, entre outros.

De todas as maneiras, cada país estabelece suas próprias normas. Tanto os benefícios que reporta como seus custos são recorrentemente objeto de debate de empresários, sindicatos e governo.

De acordo com os índices de inflação, o custo de vida, entre outras questões, os sindicatos orientam suas discussões e exigências sobre o mesmo.

No entanto e a propósito dessa questão, há quem fale das consequências positivas e outros das negativas que apresentam o salário mínimo.

Em relação às positivas indicam: redução do trabalho mal remunerado, redução da dependência de quem recebe salário baixo, aumento da produtividade; e do lado das negativas, encontramos as seguintes: aumento do desemprego para quem recebe salário baixo, pois os salários mais altos envolvem mais custos e, portanto, pode incentivar a redução de postos de trabalho, aumento do subemprego, em especial, aqueles lugares que não registram em carteira, e como isso, não apresentam um seguro desemprego; e o aumento de preço dos bens e dos serviços básicos.

Os salários mínimos conforme os diferentes lugares do mundo: Inglaterra 5,80 a hora, Luxemburgo 1.800 euros, Itália 2.330 euros, Argentina, a partir do próximo janeiro subirá para 1.840 pesos; Brasil, a partir do próximo janeiro também será de 680 reais; França 8,71 por hora, Colômbia 515 mil pesos colombianos, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Salário mínimo