Conceito de Salário Bruto

Salario-Bruto

O salário bruto é o valor total que recebe um empregado pelo trabalho exercido antes mesmo de serem efetuados os devidos descontos e contribuições na folha de pagamento.

No entanto, salário líquido é o valor recebido pelo empregado depois de efetuado os devidos descontos e contribuições, ou seja, é o dinheiro que de fato o trabalhador recebe em mãos ou depositado em sua conta, portanto, o salário bruto será sempre maior que o líquido.

Quando um trabalhador faz um contrato com uma empresa e acerta seu salário, determina-se o salário bruto como ponto de partida para os descontos e dedução do salário líquido. São descontadas as retenções do IRPF que corespondem ao imposto de renda sobre as pessoas físicas e do INSS destinada à previdência social.

O imposto de renda é descontado na folha de pagamento e este valor é determinado por sua situação contratual, cargo e trabalho realizado. A contribuição é dividida entre a empresa e o trabalhador e sua porcentagem é estabelecida anteriormente pelo governo com base no atual exercício vigente.

Por exemplo, um salário bruto de 5.000 reais, após as devidas deduções e contribuições, pode se tornar um salário líquido de 4.100 reais.

Esta diferença entre salário líquido e salário bruto deve ser entendida totalmente por parte dos trabalhadores para evitar mal entendidos no futuro e não comprometer sua situação econômica na hora do recebimento do pagamento. Dominar e compreender esta questão ajuda sem dúvidas na negociação ou renegociação de um contrato.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Salário Bruto