Conceito » Salário

Conceito de Salário




SalárioO termo salário tem uma definição muito antiga e vem do latim “salarium” que como o próprio termo indica tem relação com sal; que era a forma de pagamento que recebiam os soldados do Império Romano devido ao seu valor elevado no mercado daquela época.

Salário é o que conhecemos como a remuneração do trabalhador pelo trabalho que realiza, ou seja, todo o tempo empregado pelo trabalhador para realizar suas funções tem um pagamento e isto se denomina salário.
Normalmente o salário se apresenta em forma de dinheiro, ainda que se possa ver incluído no contracheque do trabalhador outros tipos de ajuda (alimentação, transporte, etc). O salário de cada trabalhador pode variar de acordo com o tipo de cargo e das funções desempenhadas pelo mesmo.

O salário é abonado ou liquidado de acordo com o tipo de contrato assinado entre trabalhador e empregador, podendo variar de acordo com os valores agregados que podem ser provenientes de ajustes salariais, ajudas, comissões, etc.
O valor do salário é determinado em função da necessidade de mão de obra ou pelo mercado de trabalho, ou seja, o valor do salário é regido pela lei da oferta e da demanda, porém existe um valor mínimo legal que deve ser respeitado em todos os contratos de trabalhos que são assinados entre trabalhador e empregado.

O salário é percebido por norma geral, nos últimos ou nos primeiros dias de cada mês de acordo com o que está estabelecido no contrato de trabalho. A remuneração pelos esforços e pelo trabalho levado a cabo é o pagamento pelo seu trabalho e é um direito de cada trabalhador e um dever de cada empregador. Sem o salário não existe trabalho e se fosse o contrário não seria considerado um trabalho legal. Todo trabalhador tem direito a receber seu salário de acordo com o que manda a lei para poder subsistir e poder viver dignamente.

O salário que um trabalhador recebe é o que mantêm seu nível de vida e proporciona ao trabalhador e aos seus familiares outros direitos como o de se alimentar, de estudar, de se vestir, se divertir e levar uma vida social plena.

>> Próximo - Que Conceito >>