Conceito » Sais

Conceito de Sais




SaisNa natureza podemos encontrar compostos vários e entre eles estão os sais. Os sais são compostos de máxima importância para a saúde do ser humano e entre os mais importantes está um dos sais mais comuns, mais usados e mais conhecidos que são os usados na gastronomia e mais conhecido como sal de cozinha que é usado todos os dias por bilhões de seres humanos; este tipo de sal normalmente é uma substância cristalina e possui a cor branca; se dissolve com a água e quando em contato com o calor estala. É encontrado na água do mar e é também conhecido como cloreto de sódio. Também são importantes para os seres humanos no que se refere ao desenvolvimento e na formação óssea e também são responsáveis na produção de hemácias que se encontram no sangue.
Não somente este tipo de sal é considerado de grande importância; outros sais são responsáveis pelo desenvolvimento das plantas que dependem de alguns tipos de sais encontrados no solo.

Para definir os sais deve-se saber que os sais são compostos que resultam de uma reação de um ácido com alguma base, ou seja, todo ácido é produzido sempre como o resultado de uma reação com uma base, que por sua vez, produz sal e também água.

O sabor salgado, a solubilidade na água, assim como uma constituição conhecida como iônica, são as propriedades principais dos sais. Quanto à sua constituição os sais são classificados de acordo com o número de aniões e catiões que podem produzir.

Outro tipo de sal muito conhecido são os sais minerais; moléculas inorgânicas que apresentam uma ionização mais simples quando encontrado em substâncias aquosas. Pode apresentar-se em forma de cristais, que é a mais conhecida, além de ser encontrados em outros modos menos conhecidos que são os precipitados, em união com outros tipos de biomoléculas e também se encontra em forma dissolvida.

Os sais são essenciais para a subsistência de muitas espécies de vida, tanto animal como vegetal e contribuem para o desenvolvimento de organismos espalhados por todos os rincões do planeta fazendo com que dependam deles para a sua sobrevivência e aportando saúde.

>> Próximo - Que Conceito >>