Conceito de Sair

SairA palavra sair é um termo que usamos muito em nosso idioma e que apresenta várias referências. Quando uma pessoa passa de um espaço interior para um exterior, referimos à palavra sair. Tenho que sair e realmente faz muito frio na rua.

Por outro lado, quando algo está desencaixado do lugar em que se encontrava, expressamos com a palavra sair. Acabou de sair uma unha postiça por causa da enorme força que fiz levantando da cadeira.

Também, quando as pessoas partem de um lugar geográfico para outro, dizemos que saímos. João tem que sair de Londres depois de amanhã para trabalhar.

Outro uso recorrente utilizado em nossa língua é para indicar passeio, distração e diversão. Ontem sai para jantar e dançar com minhas amigas e foi genial.

Porém, assim mesmo, encontramos um uso que não é tão positivo como o mencionado, porque sair pode significar ter conseguido escapar de uma situação perigosa. Tive que sair de uma situação constrangedora com minha ex-namorada, dizendo que Laura, minha companhia, era apenas uma colega de trabalho.

Em matéria de relações amorosas, a palavra sair é usada para indicar uma relação de amor com alguém. Comecei a sair com a prima de Laura.

Por outro lado, usamos o termo para expressar que um indivíduo é parecido ou se assemelha bastante com o outro. Não há dúvidas que João saiu igual sua mãe, tem o mesmo nariz.

E outros usos frequentes que atribuímos ao termo são: quando um líquido ultrapassa os limites de contenção (saiu todo o doce do frasco); a desembocadura que tem algo (pode sair pela outra rua); quando se faz bem alguma coisa (os desenhos em quadros são os que te saem melhor); quando uma situação culmina bem ou na sua falta, mal (meu avô se saiu bem na operação); quando queremos informar o valor que apresenta algo (essa jaqueta sai muito caro, não posso pagar).

Entre os sinônimos da palavra sair, que são muitos, destaca-se o sentido de custar e a palavra que se contrasta é a vir.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Sair