Conceito » Sagrado

Conceito de Sagrado




SagradoDe acordo com sua utilização, encontramos várias referências ao termo sagrado. Tudo o que está relacionado à divindade e culto, costuma referir-se ao termo sagrado. Por exemplo, na maioria das religiões, tudo o que se relaciona com o mais fundamental de sua adoração será considerado como sagrado. Não deve fazer estes comentários aqui, a basílica é um recinto sagrado.

Geralmente, os elementos que compõem o sagrado são considerados como imutáveis, quer dizer, a manipulação dos mesmos, embora seja através do pensamento, deve responder a rituais bem definidos, no entanto, não respeitar estas regras, ou o que ainda é pior, atuar contra elas será considerado um pecado, o que formalmente se denomina como o termo de sacrilégio. O mais grave dos sacrilégios existentes é o da profanação, que consiste na introdução de elementos profanos em um recinto considerado como sagrado.

Por outro lado, aquilo que desperta veneração e respeito, tenha relação ou não com algum culto religioso, também será designado como sagrado. Para Maria, seu pai é sagrado, qualquer coisa que digam contra ele, ela ficará tremendamente incomodada.

O asilo ou qualquer outro lugar que serve para refugiar-se de um perigo, é conhecido como sagrado. Refugiou-se para escapar de seus perseguidores.

Entretanto, o Sagrado Coração de Jesus é para a Igreja Católica o coração físico de Jesus, que tem como símbolo de amor divino, está referido à vida emocional e moral de Jesus de Nazaré e especialmente a seu amor incomensurável pela humanidade. O mesmo representa através de uma coroa de espinhas e feridas, e simboliza o amor e a dor que sente Cristo por não poder salvar a todas as pessoas.

>> Próximo - Que Conceito >>