Conceito de Saga

SagaChamamos de saga, a uma narração semelhante a uma epopeia que se estende ao conhecimento de várias gerações e que se encontra dividida em episódios, atos ou volumes. Vale ressaltar que a epopeia é um subgênero épico, escrito principalmente em um verso longo ou em prosa, que narra as ações importantes de um herói que tenha sido digno de manter-se na memória de seu povo.

Por outro lado, também referimos o termo saga ao gênero literário que prevaleceu na literatura medieval escandinava.

Este tipo de obra teve um predominante desenvolvimento entre os séculos XII e XIV e consistiam em narrações de prosa escritas especialmente na Islândia e de origem anônima. Entre suas características destacam-se a narração, o uso da prosa, o verso apenas aparece de modo intercalado na narração principal, os personagens são especialmente islandeses e noruegueses, destacando-se como personagens de boas e más intenções, apresentam uma ordem do tipo cronológica e se ambientam na Islândia, Noruega e Groelândia.

Na atualidade, o termo saga também é empregado para referir-se aos tipos de narrações, principalmente pertencentes ao gênero novelesco, vinculados por um argumento comum e central. Estas narrações são muito habituais e pretendidas na literatura, e em seguida costumam aparecer nas grandes telas após uma adequada adaptação. Entre as sagas contemporâneas mais destacadas temos: O Senhor dos anéis, As Crônicas de Narnia, Harry Potter, Crepúsculo.

Outro uso da palavra saga se refere a uma dinastia familiar. João é o último da saga de pintores.

No Japão, Saga é o nome de uma cidade, capital da cidade Prefeitura de Saga, que se encontra localizada na Ilha de Kyushu; possui uma superfície de 431.42 quilômetros quadrados e uma população de mais de duzentos mil habitantes.

E também com o termo saga nos referimos à divindade nórdica, cujo significado oscila entre "a que vê" ou a "anunciadora".

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Saga