Conceito de Safári

Safari

Excursão em hábitat naturais onde se podem observar animais desfrutando da liberdade

O conceito safári significa um tipo de excursão realizado em habitats naturais que primam pela flora e fauna destes locais e por onde os animais desfrutam de sua liberdade. Por causa das suas características perigosas, como é o caso dos leões que desfilam livremente nesse espaço, os seres humanos que visitam o local devem tomar as devidas precauções e saber comportar-se para não aguçar a violência dos animais.

Fins turísticos ou caça de animais

Geralmente, estes safáris se desenvolvem especialmente em diversas regiões da África, onde justamente predomina a natureza em estado puríssimo e os animais selvagens. O objetivo destas excursões, hoje em dia, é que os turistas tirem fotos dos lugares e dos animais, assim como observar as condições que vivem, mas sempre respeitando seus direitos. Embora existam também os safáris com o fim da caça, esta ação é praticada desde a antiguidade e contra diversas espécies entre leões, rinocerontes, elefantes, girafas, etc.

Prática de muita condenação hoje em dia

Vale destacar que nos últimos tempos em que todo mundo propaga fenomenalmente uma consciência a favor da defesa dos direitos dos animais, este tipo de prática conta com a condenação de grande parte da população mundial por esse único e cruel fim de matar a um animal e intrometer-se de maneira hostil neste habitat natural, modificando-o e manipulando-o.

Um dos exemplos mais emblemáticos neste sentido aconteceu há pouco tempo nada mais e nada a menos do que com o Rei da Espanha, Juan Carlos I, hoje ex-monarca após ter abdicado a favor de seu filho, o agora Rei Felipe VI. Um dos hobbies preferidos de Juan Carlos era justamente ir ao safári para caçar elefantes e foi em sua última excursão que sofreu uma queda grave. A notícia se espalhou rapidamente e assim o rei foi muito criticado e insultado por várias organizações de defesa dos animais, assim como pelo restante dos cidadãos que claramente condenavam esta ação contrária à vida.

Foto: iStock - wanderluster

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Safári. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/safari >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Safári