Conceito de Sadio

SadioA palavra sadio é utilizada sempre como adjetivo qualificativo para referir-se às pessoas que possuem um estado de total ou quase completo bem-estar físico, psicológico e social. Estar sadio significa estar em boas condições não só físicas, mas também a nível mental e de contato humano, isto é, com os restantes membros da sociedade. Embora o estado de completa saúde seja certamente difícil de conseguir pelas diferentes complicações e doenças que apresentam o estilo de vida atual, ele depende, sem dúvida nenhuma, de nós mesmos.

Como é claro, a noção de sadio ou de saúde se contrasta com a de doente ou doença. Enquanto que em uma encontramos a presença de bem-estar em diferentes níveis, em outra encontramos a presença de complicações e incômodos que podem ser desde as mais básicas até as mais duras e complexas.

Normalmente, ao longo da história, a ideia de estar sadio foi variando para a humanidade. Neste sentido, há uns séculos atrás, uma pessoa sadia não possuía as características que apresenta uma pessoa considerada atualmente como sadia. Isto tem a ver não só com a mudança das tendências na imagem física, mas também com o desenvolvimento das melhoras de grande importância no nível e na qualidade de vida das populações.

Hoje em dia, ser sadio é normalmente entendido como cuidar do corpo ao mesmo tempo em que da mente. Isto se consegue basicamente através do consumo de alimentos sadios, baixos em gorduras e diversos, da realização do exercício ou atividade física de maneira constante, do não recurso em excesso a hábitos prejudiciais como o tabaco, o álcool ou drogas, do desenvolvimento de uma vida social satisfatória e variada, do estabelecimento de relações sociais duradouras, da permanente consulta aos médicos, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Sadio