Conceito de Sacrifício

SacrifícioO termo sacrifício é aquele normalmente utilizado para referir-se a todo ato que implique um esforço em relação a um objetivo específico. Tradicionalmente, a noção de sacrifício está relacionada de maneira exclusiva a determinados rituais e atos religiosos que serviam para demonstrar a Deus a dedicação e amor constante que os indivíduos tinham por ele. Na atualidade, o termo pode ser utilizado em muitas situações de diversos tipos.

O termo sacrifício provém do idioma latim, na qual a palavra sacrificium significa "fazer algo sagrado". É assim que o sacrifício ou fato sagrado representa sempre um ato de esforço e de vontade em pró de conseguir um objetivo maior pelo qual se luta. O sacrifício na Antiguidade era realizado em geral através de diferentes tipos de rituais em que se ofereciam animais e diversas oferendas em honra aos Deuses. Estes rituais, ao serem realizados através da incineração de determinadas oferendas, eram conhecidas como holocaustos. Em muitas culturas antigas ou primitivas, os rituais de sacrifício podiam incluir a oferenda de humanos também, como bebês, mulheres ou jovens homens.

A palavra sacrifício é utilizada de maneira comum na linguagem cotidiana quando nos referimos a algum ato que requer esforço da parte da pessoa que realiza, além de compromisso e consistência. Fazer uma dieta pode ser um sacrifício quando uma pessoa é tentada permanentemente por pratos deliciosos e saborosos ao seu redor. Também é um sacrifício, ter que estudar uma matéria que não gosta e considera difícil, deixando de lado outras questões como sair com os amigos ou ficar sem fazer nada de especifico.

O sacrifício é algo que exige um grande empenho e consistência, pois é algo que se faz por vontade, mas não significa que seja menos difícil ou complicado só porque se buscou realizá-lo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Sacrifício