Conceito de Saciedade

SaciedadeA palavra saciedade se refere em nosso idioma pela satisfação excessiva que experimentamos depois de ter satisfeito um desejo ou uma necessidade fisiológica, como por exemplo, comer. Como uma pessoa come e essa comida o satisfaz, e por acaso fica a sensação em seu corpo de não ter vontade de seguir comendo, isso é saciedade.

Consiste em uma resposta que podemos qualificar como homeostática que gera nosso corpo de maneira natural quando se cobre satisfatoriamente a demanda de alimentos. A saciedade que tive no almoço foi enorme.

Vale ressaltar que na linguagem coloquial é habitual que quando alguém sinta saciedade em matéria de comida, diga que está de barriga cheia ou cheio, depois de ingerir uma grande quantidade de comida.

Os conceitos que se opõem ao da saciedade são de um lado a fome e de outro a necessidade. A fome envolve a necessidade natural que as pessoas e os animais sentem com a contribuição de alimentos ao seu corpo.

Enquanto que a necessidade se refere à carência ou a escassez de algo que se necessita ou deseja para viver ou ser feliz.
Está em nosso cérebro, através do chamado nervo vago e do sistema digestivo, onde determinados mecanismos acionam e enviam a informação da fome, ou na sua falta, da saciedade. Geralmente a sensação de fome aparece a cada quatro horas, onde podemos dizer que a saciedade dura mais ou menos esse mesmo tempo.

Não há como confundir a fome com o desejo oportuno de comer algo, porque a fome basicamente possui o restabelecimento do equilíbrio psicofísico através da ingestão de alimentos.

Por sua vez, a expressão "até a saciedade" significa até não poder mais ou quando está seguro que algo não vai parar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Saciedade