Conceito de Sabor

SaborA palavra sabor é aquela que se refere a um dos cinco sentidos que possuem os animais e os seres humanos junto ao olfato, a visão, a audição e o tato. O sabor é talvez um dos mais utilizados pelo ser humano, conhecendo uma incrível quantidade de possibilidades que puderam desenvolver e desfrutar.

O sabor é aquilo que o ser humano pode detectar através das papilas gustativas localizadas no seu paladar e em sua língua, ambos elementos que formam parte da boca. O sabor é, além disso, uma sensação gerada de maneira orgânica que logo é racionalizada pelo ser humano através da informação enviada ao cérebro, permitindo que a pessoa reconheça a comida ou aquilo que está sendo provado.

As sensações que compõem o que entendemos por sabor são diferentes dependendo do tipo de elemento que uma pessoa prove. Assim, podemos sentir sabores doces, salgados, amargos e ácidos, tendo a língua, a possibilidade de reconhecer cada um deles de acordo com a localização específica das papilas gustativas. Alguns alimentos podem ter mais de um sabor, onde a análise e o reconhecimento de certos sabores são mais complexos.

Como afirmado, a sensação de sabor se compõe de questões físicas e químicas que são as que se recebem no organismo. Entretanto, o sabor é algo que também tem um componente psicológico ou emocional, pois nem todos os indivíduos respondem a um mesmo sabor de maneira igual. É por isto que algumas pessoas se sentem mais tentadas por sabores doces, enquanto que outras têm por sabores salgados. Por exemplo, os sabores agridoces são talvez, os mais complexos e menos aceitos devido a sua raridade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sabor. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sabor >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sabor