Conceito de Ruído

RuídoÉ mais fácil perceber que definir o termo ruído, porém, uma definição aceitável é que ruído é qualquer som indesejável, desagradável e que perturba, tanto de forma física como de forma psicológica para todo aquele que percebe o ruído, ou seja, para aquele que o ouve.

O ruído varia na sua composição naquilo que se refere à frequência, intensidade e duração. Como conceito, é o som ou a mistura de sons que são capazes de causar dano à saúde de quem o percebe. Ou seja, ruído é um som ou um conjunto de sons desagradáveis ao ouvido dos indivíduos.

O ruído é o causador da chamada poluição sonora que é caracterizada pela emissão continua de barulhos que provocam o ruído. E para mais informação o ruído como poluição sonora pode provocar efeitos nocivos à saúde como incomodidade, que podem derivar em perturbações psicológicas ou fisiológicas, que normalmente estão associadas a reações de stress, alterações de níveis consideráveis no humor, falta de concentração, hipertensão arterial e até mesmo graves distúrbios cardiovasculares. O ruído também é responsável por problemas graves no aparelho auditivo que podem chegar até a perfuração do tímpano ou a uma surdez parcial ou total.

Ruído, também como conceito é definido como som indistinto e sem harmonia. Rumor causado pela queda de um corpo ou pelo choque entre dois ou mais materiais que provocam ruídos que são conhecidos como barulho, estrépito ou estrondo.
Dos efeitos nocivos à saúde do ruído, sobre os quais no referimos acima, o mais conhecido é a surdez e é provocada quando a agressão aos ouvidos não é de muita intensidade, a surdez provocada corresponde somente à perturbação funcional e é reversível. Como exemplo podemos dizer que a audição de um som de 90 dB (decibéis: medida usada para identificar a poluição sonora) durante uma semana, pode provocar um tipo de surdez que pode ser reversível. E a audição de um som de 100 dB pelo período de uma hora durante uma semana provoca surdez permanente, ainda que seja de pequena envergadura. E para que um ruído provoque uma lesão orgânica das células ciliadas da cóclea o que supere as medidas anteriores podem causar assim, uma surdez permanente no individuo.

O ruído em todas as suas formas é considerado nocivo à saúde dos indivíduos e devem ser observadas formas para proteger-se desse inimigo do corpo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ruído