Conceito » Rua

Conceito de Rua




RuaA definição de rua não é muito extensa e podemos dizer que rua é um espaço urbano que permite a circulação de pessoas, veículos e dar acesso a moradias sejam elas casas ou edifícios que se encontra a ambos os lados da mesma. Numa rua também pode haver instaladas as mais variadas empresas e instituições dependendo de que zona de uma cidade se encontre uma rua.

A rua está provisionada além das moradias, lojas, empresas, etc., de lugares públicos como parques e logradouros, parques, fontes. Numa rua as instalações estão feitas de forma subterrânea como pode ser o serviço de águas e esgotos e de instalações aéreas como fiação de eletricidade ou de telefone. Os serviços das casas como as instalações de gás também estão presentes nas ruas.

Uma rua é uma via ou um caminho para ir de um lado a outro da população. A rua é um espaço público e de livre circulação, exceto em poucos casos. Numa rua geralmente encontram-se calçada ou calçadas. A rua é uma via pública ou até mesmo uma estrada onde as pessoas vivem ou trabalham. Uma rua, além de tudo o que nós já relatamos possuem estacionamentos e lugares para coleta de lixo, iluminação pública, lugares para descanso e para ócio das pessoas.
A rua serve para cenários de livros, novelas, filmes e documentários e é exatamente assim no caso de ruas antigas e com histórias que são motivos para qualquer espécie de reportagem sobre vias públicas.

As ruas podem ser de uma só mão ou de mão dupla dependendo do espaço para o qual ela foi projetada. Na rua acontecem também festividades das mais variadas e podem ser adornada de acordo com a festividade que aconteça na mesma. As pessoas que vivem na mesma rua se chamam entre si de vizinhos e se convivem há muito tempo na mesma rua se tornam amigos e existem muitas famílias que residem na mesma rua.

A rua é onde as pessoas se encontram para conversar e para por os assuntos em dia. Dependendo dos costumes das pessoas que vivem numa rua, a maioria das atividades comuns entre os vizinhos podem ser praticadas na própria rua.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)