Conceito de RPG

RPGAs siglas RPG não correspondem exclusivamente a um aspecto concreto, mas na realidade se referem a questões diferentes entre si: um videogame, uma linguagem de programação, um tipo de lança granada-foguete e inclusive um tratamento terapêutico relacionado à postura corporal, assim como em outros dois significados relacionados ao mundo da informática e dos videogames.

Linguagem de programação RPG

A linguagem de programação é uma linguagem formal, ou seja, está formada por uma estrutura de símbolos que são projetadas para processar informação e que pode ser adaptada ao mundo da informática. Em outras palavras, uma linguagem de programação é uma sintaxe que possibilita a combinação dos diferentes símbolos. O RPG é um tipo de linguagem de programação que surgiu nos anos 60 com a companhia IBM. RPG significa Report Program Generator e foi projetado com o fim de melhorar o formato da elaboração de informativos comerciais no mundo dos negócios. Esta linguagem se caracteriza pelo potencial matemático para realizar uma grande variedade de cálculos, por sua estrutura de arquivos e sua utilidade na entrada e saída de dados.

O videogame RPG

As siglas deste videogame significam Jogo de Interpretação de Papéis (em inglês Role Playing Game). Seu significado já apresenta uma orientação na dinâmica do jogo, uma vez que o jogador interpreta determinado papel. Sua principal característica consiste no fato de não existir um roteiro concreto, mas sim um jogador que atua como mediador entre os diferentes personagens, ao mesmo tempo, o mediador define o cenário do jogo e cria o ambiente apropriado. O RPG é um videogame que recria batalhas medievais e os mundos épicos repletos de fantasia.

Do ponto de vista da programação de videogames, destacam-se os bancos de dados internos, a edição de mapas que permitem configurar cidades e localidades mais atrativas e, por último, a personalização do jogo baixando scripts.

O uso das siglas

Na linguagem cotidiana, as siglas possuem um especial protagonismo. Existem em relação a todos os temas. Algumas se tornam acrônimos, quando uma sigla se pronuncia da mesma maneira que uma palavra (por exemplo, óvni, AIDS, bit). O uso das siglas apresentam duas faces diferenciadas. Num sentido, é algo inevitável e que faz parte da realidade da linguagem. No entanto, existe o componente empobrecedor do idioma e como a maioria das siglas provém do inglês, nem sempre é fácil uma tradução correta e adequada.

Foto: iStock - Wavebreakmedia

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

RPG. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/rpg >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados RPG