Conceito de Roteiro Teatral

Roteiro-TeatralEm termos gerais, roteiro é o texto que apresenta todos os detalhes necessários do conteúdo de uma peça teatral, de um programa de televisão ou de um filme, conforme corresponda.

Isto é, o roteiro é a parte escrita que apresenta todas as indicações indispensáveis para colocar em prática uma determinada cena.

As principais ideias estão escritas de forma organizada e apresentam as seguintes partes: introdução, desenvolvimento e desenlace. Em quase todos os roteiros, seja através do cinema, da televisão ou do teatro, o desenvolvimento costuma ser a parte maior, o corpo propriamente dito, que apresenta também as ideias paralelas que se concatenam e desencadeiam com as outras.

O roteiro teatral não só respeita todas as características gerais, como também é um guia completo de todos os membros da equipe envolvidos, tais como os atores, diretor, produtor, iluminador, cenógrafo, figurinista, músicos, sonoplasta, entre outros.

Entre os elementos de um roteiro teatral estão os seguintes: o diálogo, que é o elemento principal, pois a maioria das peças apresenta conversas entre dois ou mais personagens manifestadas através do diálogo. Em seguida, está o ato, que é uma das partes em que se divide uma peça de teatro. Por outro lado, está o quadro, que é a parte do ato em que aparece a mesma decoração. No entanto, a cena é a parte do ato que atuam os personagens.

Outra parte fundamental do roteiro teatral são as marcações, que são as indicações de entrada e saída de uma cena, de um personagem, suas atitudes, gestos e expressões em geral. Assim mesmo, as marcações determinam a mudança de decoração, do local das ações, do ambiente e de todos os detalhes de uma cena.

E como último elemento, estão os personagens, aqueles indivíduos que geralmente são atores de profissão e são encarregados de dar vida aos acontecimentos da obra. Os personagens são classificados em principais, que são os mais importantes e que sem eles a obra não teria sentido algum; os secundários, que seguem em importância aos primeiros e que tem a função de acompanhá-los. E os ambientais, também chamados de circunstanciais e incidentais, que aparecem conforme as necessidades da obra em questão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Roteiro Teatral