Conceito de Roteiro Radiofônico

Roteiro-RadiofonicoO Roteiro Radiofônico também chamado de Script de rádio é a ferramenta que permite planejar um programa de rádio e, sobretudo, ter registro de todo o material de som que será necessário para realizar o programa.

Então, nesse roteiro se detalham e destacam todos aqueles passos que correspondem ao programa em questão e em função do tipo de programa da qual se trata o mesmo necessitará de uma maior ou menor plenitude, ou seja, se o que prevalece no programa é a improvisação, seguramente, o script será mais um esquema geral e não terá tantos dados.

Por outro lado, o roteiro radiofônico é o elemento fundamental para que os locutores e os técnicos de som entendam e saibam que segue e configura um espaço no programa. Existem dois tipos de roteiros que estão determinados pelas seguintes variáveis: a informação que apresentam, a possibilidade de realizar modificações e a forma na qual são apresentadas.

De acordo com informação apresentada, temos os seguintes roteiros: literários (que atribuem uma importância fundamental ao texto lido pelo locutor, descartam anotações técnicas referentes ao planejamento, apenas indicam os momentos que devem aparecer os efeitos sonoros ou musicais), os técnicos (predominam as indicações técnicas e o texto verbal aparece de forma escassa, ou diretamente nem se dá conta dele; este é o mais utilizado em segmentos de notícias e revistas) e os técnico-literários (que contêm o texto verbal completo e as indicações técnicas detalhadas).

No segundo, de acordo com a possibilidade de fazer ou não modificações, temos os seguintes roteiros: abertos (flexíveis, podem ser modificados durante o transcorrer do programa) e os fechados (não admitem modificações). E pela forma que apresentam, podem ser europeus (se apresentam em duas ou mais colunas, a da esquerda sempre corresponde às indicações técnicas e no restante está incluído como se quer o texto) ou americanos (se apresenta em uma só coluna, separando as indicações técnicas e verbais através de parágrafos recuados; as anotações técnicas são sublinhadas, o nome dos locutores aparece em maiúsculas e se deixa uma margem no lado esquerdo para anotar as modificações necessárias).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Roteiro Radiofônico. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/roteiro-radiofonico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Roteiro Radiofônico