Conceito de Rosário

rosarioO rosário é um conjunto de orações dedicadas à Virgem Maria e fazem parte da tradição da igreja católica. Trata-se de uma prática de devoção à Virgem realizada em todo o mundo.

Essa prática se encontra na Bíblia, mais especificamente no Novo Testamento (no Evangelho de São Lucas), onde o anjo Gabriel se apresentou a Maria para avisá-la que seria mãe de Jesus Cristo e esse encontro é o primeiro fato histórico da oração de Ave Maria, uma das orações que mais tarde faria parte do rosário.

Evolução histórica

Do ponto de vista histórico há quem se lembre de que durante a Idade Média os católicos veneravam e rezavam à Virgem colocando rosas próximas a sua imagem. Um conjunto de rosas é denominado em latim com o termo rosarium (daí vem à expressão rosário). Ao mesmo tempo, os crentes tinham o costume de rezar os 150 salmos da Bíblia, já aqueles que não conheciam, repetiam a oração da Ave Maria.

Para facilitar a reza eram feitos nós em uma corda e cada uma delas simbolizava uma oração. Essas práticas evoluíram e, no século XII, São Domingos de Gusmão introduziu a oração do Santo Rosário não só para adorar a Virgem, mas sim para combater um movimento religioso herético (a heresia albigense).

Consolidação, base da oração à Virgem Maria e Jesus Cristo

A prática da reza do rosário foi consolidada a partir do século XIII. Sua principal finalidade era rezar para Virgem e ao mesmo tempo meditar sobre a figura de Jesus Cristo. Neste contexto foram criados grupos de fiéis (as alianças) que se dedicavam em rezar o rosário em grupo. A partir do século XV, a ordem dominicana introduziu uma nova variação destas orações, estruturando as rezas em 15 mistérios e cada uma delas divididas em 15 Aves Maria (que equivale aos 150 salmos do saltério da Bíblia). A reza do rosário é realizada ao longe de uma semana e é divida em três tipos de mistérios (gozosos, dolorosos e gloriosos).

Incorporação das ladainhas

Outro componente do rosário são as ladainhas que foram introduzidas no século XV em referência à Virgem (por exemplo, mãe de Deus ou rainha dos anjos). Então, os papas introduziram o hábito da reza do rosário como uma forma de conceder alguma misericórdia a quem rezasse o rosário, desta forma, se conseguia o perdão de um pecado.

Concluindo, o rosário é uma série de rezas baseadas na Bíblia dedicadas à Virgem e a Jesus Cristo, como também uma forma de meditação destinada a estabelecer a fé dos crentes.

Foto: iStock - PeopleImages

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Rosário. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/rosario >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Rosário