Conceito de Rosa

RosaEm princípio, a palavra rosa tem dois significados: é uma cor e uma flor. Como cor, trata-se de uma tonalidade que é produzida pelo efeito de clarear o vermelho utilizando a cor branca. Do ponto de vista cultural, a cor rosa está associada à inocência e ao mundo feminino. Neste sentido, é comum diferenciar o azul para objetos ou presentes para os meninos e o rosa para as meninas. Em uma perspectiva psicológica, esta cor está vinculada a imagens amáveis, agradáveis e simpáticas. Faz parte da juventude, do sentimentalismo e do romantismo.

Assim como o vermelho é uma cor passional, o rosa é doce e está muito presente em mensagens criativas ou que transmitem ilusão. Provavelmente, o exemplo mais conhecido é o da Pantera Cor de Rosa, um personagem de ficção que tem sua personalidade baseada em sua cor característica.

A rosa popularmente conhecida como flor

Ao falar de rosa como uma flor, achamos uma curiosidade: a flor mais conhecida é a cor vermelha e não a rosa, embora existam outras variedades. Essa flor é cultivada em jardins internos, externos e em clima quente. Ela precisa de muita água e sol e destaca-se por seu aroma e beleza. Toda rosa têm seu próprio significado. A cor vermelha representa o amor passional, a branca simbólica a pureza, a rosa significa agradecimento e a amarela representa alegria.

O símbolo da rosa

Se falarmos tanto da cor como da flor, o conceito rosa está repleto de simbologia valendo pena fazer uma breve viagem sobre este assunto.

Em alguns lugares é celebrado o dia de São Jorge, é comum que os casais de namorados troquem rosas. Na Catalunha esta tradição é conhecida como dia de São Jordi e a rosa vai acompanhada de um livro (é celebrado em 23 de abril e é o dia internacional do livro).

Na religião

Na tradição cristã se reza o rosário. Esta tradição tem origem desde os primeiros séculos do cristianismo, onde várias rosas eram unidas por uma corda e cada uma delas era acompanhada por uma oração.

No campo político

Na tradição socialista, um dos símbolos característicos é um punho fechado com uma rosa vermelha. Este símbolo representa duas ideias: a força do punho é a união dos trabalhadores e a rosa significa a sensibilidade e a beleza.

Por último, o conceito de rosa está presente em ideias e diferentes manifestações: a rosa dos ventos, o mundo gay, a imprensa rosa, como nome de mulher ou como símbolo da maçonaria.

Foto: iStock - nimis69

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rosa