Conceito » Romantismo

Conceito de Romantismo




RomantismoO romantismo, que caracterizado pelo pensamento e da existência, também caracterizado pela expressividade, pela originalidade e pela imaginação, o romantismo como movimento de arte e cultura que fez, dede a metade século XVIII e adentrou no século XIX, e que revolucionou o mundo naquela época e criou todo um referente expressivo.

Através do romantismo nós passamos a conhecer de forma mais profunda histórias de emoções intensas, paixões arrebatadores e assuntos fortes que predominaram nessa faze da arte do planeta. Deram a conhecer-se ao mundo personalidade do mundo da cultura como o pintor espanhol Francisco Goya, o francês Ferdinand Victor Eugéne Delacroix, mais conhecido como Delacroix, entre muitos outros incluído a Tomás da Anunciação e Cristiano da Silva.

No Brasil o movimento coincidiu com o movimento da independência política do Brasil em pleno ano de 1822, quando D. Pedro I, o primeiro imperador brasileiro decidiu que o Brasil deveria romper todos os laços com Portugal e deveria levar com suas próprias mãos o destino do Brasil e do povo brasileiro. O próprio imperador poderia considerar-se um representante romântico no sentido mais claro da palavra devido ao seu modo de vida controvertido.
No Brasil do romantismo, um dos escritores brasileiro que mais deu ênfase á beleza e se caracterizou com o movimento foi José d Alencar, através das suas obras com efeitos românticos: “Iracema” e “O Guarani”, onde deixa evidenciado que o índio, o povo natural do país, é idealizado de uma forma que exalta as virtudes e as suas feitorias.
O movimento moveu todas as áreas da arte tal e como conhecemos hoje em dia: Literatura, artes plásticas, pintura, música, teatro...

Podemos considerar como o berço do romantismo três países europeus: Alemanha, Inglaterra e Itália, mas foi na França que o movimento ganhou mais força que em nenhum outro país. Os artistas franceses e seus ideais românticos espalharam-se, primeiro pela Europa e logo se propagaram pelo novo mundo. Na América o romantismo foi recebido de braços abertos e se estendeu pelos países do continente de forma vertiginosa.

Se enumerarmos as principais características do período, podemos citar a valorização das emoções, a liberdade de criação, assuntos religiosos, os amores platônicos, o individualismo, o nacionalismo exacerbado e a história. O iluminismo influenciou de forma geral esse período que ficou conhecido como romantismo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)