Conceito » Ritmo

Conceito de Ritmo




RitmoNa música, ritmo se refere à pauta de repetição a intervalos regulares ou irregulares dependendo da ocasião e do tipo de som, fortes ou fracos, longos e breves incluídos em uma composição musical.
Se ampliarmos o sentido do termo, ritmo é um fluxo de movimento que pode ser medido ou controlado, visual ou sonoro que geralmente é produzido por uma ordenação de vários elementos diferentes. Todas as artes possuem o ritmo como característica e podemos citar a música, a dança e a poesia como exemplos.

O ritmo se encontra vinculado de modo estreito ao compasso, o tipo de compasso que seja empregado definirá o tanto o acento como as notas musicais a serem empregadas em uma composição. O ritmo não se escreve em um pentagrama, unicamente com a figura musical que define a duração do pulso. Quando se anexa as notas musicais ao pentagrama, teremos um som e somando tudo temos como resultado, os acentos, o compasse, as figuras musicais e o ritmo então é quando surge a melodia.

Costuma-se dizer que na natureza o ritmo está presente em uma série infinita de atividades durante a existência do ser e que essas atividades estão relacionadas com o cotidiano dos seres, nos fenômenos geofísicos como pode ser o movimento das marés, o próprio dia e a noite, a medida do tempo e a mudança das estações. Se prestarmos atenção à natureza, poderemos comprovar que o ritmo está presente em tudo o que nos rodea e pode variar na sua intensidade dependendo da atividade a que se propõe.

Para definir ritmo necessitamos falar de outro tipo de ritmo, o ritmo cardíaco que é o movimento do coração originado pelo bombeio constante de sangre através do organismo. O coração bate durante o que se denomina sístole que é a contração do coração para impulsar o sangue através do corpo e um segundo batimento se dará naquilo que se chama diástole, neste caso o coração se relaxa e permite que o órgão se encha de sangue novamente para voltar a sincronização com a sístole. Se esses movimentos não possuem o ritmo adequado, ou harmônicos, é que não há um ritmo cardíaco satisfatório e então essa disfunção é denominada arritmia.

>> Próximo - Que Conceito >>