Conceito » Risco Operacional

Conceito de Risco Operacional




Risco OperacionalPara dar um conceito a Risco Operacional devemos recorrer a várias definições e por norma geral o se considera risco operacional o tipo de risco que, ao contrário do podemos crer, não é o mesmo que risco de mercado ou risco de crédito. Se vamos a outros conceitos as definições incluem uma categoria de risco diferente: o risco chamado risco legal.
A definição de risco operacional faz explícita referência a perdas que são derivadas de processos inadequados ou falidas de índole interna, provocadas por erro humano ou até mesmo de sistema. Também podemos dizer que risco operacional é aquele decorrente de fatores externos, de acordo com o Comitê de Basileia.

Também se entende por risco operacional qualquer tipo de falho ou deficiência de faturas, dentro das atividades operacionais por parte das empresas, que possam obstaculizar o sucesso dos objetivos estratégicos, ou seja, objetivos operacionais e que podem gerar algumas perdas importantes. Em síntese, as perdas por alguma deficiência, falhas ou decisões equivocadas no referente ao recurso humano, processos, tecnologia, o tipo infraestrutura ou acontecimentos externos.

Nos últimos anos, a atividade financeira evoluiu de maneira considerada exponencial. O crescimento dos negócios financeiros em todo o mundo, não somente em volume, porém também nas formas complexas e a multiplicação dos serviços, elevou de forma impressionante o que definimos como risco operacional ou risco operativo que é a mesma coisa. As entidades financeiras desenvolveram formulas eficientes e avançadas para melhor administrar as possibilidades dos riscos operacionais, com o intuito de conseguir melhor administração dos mesmos. Essas atitudes se traduziram em economia de capital e uma posição mais solvente para fazer frente às possíveis debilidades decorrentes dos riscos operacionais.

Bancos e agencias financeiras de todo o planeta, hoje em dia, estão mais preparadas para enfrentar o problema constante dos riscos operacionais do mercado atual. Formaram-se grupos de estudo somente para calcular o que chamamos riscos operacionais e existe um sem fim de documentos de estudo para conter, diminuir e até eliminar esse problema que vem acentuando-se a cada ano devido ao que nós falamos anteriormente, o grande volume de negócios que envolvem risco operacional.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)