Conceito » Risco

Conceito de Risco




RiscoRisco nada mais é que uma ameaça concreta de dano que paira sobre nós em cada momento vivido em nossas vidas e que pode materializar-se em algum momento ou pelo contrário pode que nunca ocorra, porém poucos podem livrar-se dessa ameaça que também podemos denominar como perigo. Tudo aquilo que pode nos provocar algum dano pode ser considerado um risco para nós e para nossa saúde.

Risco é um termo proveniente do italiano risico o rischio que são termos originários do árabe risq que significa o que depara a providência. O termo risco faz referência à proximidade ou contingência de um possível dano.
Na lista dos riscos cotidianos estão os classificados como dano físico aos que estamos propensos, porém existem muitos outros tipos de risco. Podemos dizer que o risco geológico, que incluem os abalos sísmicos, os temíveis terremotos, as avalanches ou qualquer outro tipo de desastres naturais vistos e vividos no planeta desde seus inícios e que vem provocando estudos de cientistas, sem muito sucesso, de prevenir estes riscos, porém se está conseguindo pelo menos a antecipação na detecção dos mesmos.

Podemos classificar riscos de varias maneiras. Os riscos físicos, que podem ser os ruídos as vibrações, as temperaturas extremas, as pressões e as radiações de todos os tipos. Na sequência estão os riscos chamados químicos que nos podem provocar graves danos e que estão relacionados com os pós, vapores, dissolventes e líquidos perigosos. Os riscos biológicos têm a ver com as alergias, doenças infecciosas e transmissíveis como os muitos vírus que propagam doenças por todo o planeta. Outro tipo de risco são os riscos laborais presentes no ambiente do trabalho e podem variar de acordo com a função desempenhada por cada um. Entre eles está o risco ergonômico e o mais difundido nos últimos tempos, o stress que é considerado o maior risco laboral do século atual e o mal que mais preocupa os trabalhadores e médicos.

O risco, geralmente é uma espécie de perigo e quando é observado nos ambientes naturais quanto aos membros de uma espécie por um período de cinquenta anos, essa observação que observa a diminuição de uma espécie, pode-se dizer que a mesma está sofrendo o risco de extinção.

O risco também está presente nos mercados mundiais e com muita força. Aqueles que têm ou que fazem investimentos em bolsas de valores estão correndo outro tipo de risco, o risco financeiro. Nesse aspecto as inversões de uma pessoa ou empresa podem ver-se diminuídas ou arruinadas se o risco financeiro é considerado alto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)