Conceito de Rinoplastia

RinoplastiaA palavra Rinoplastia se refere à cirurgia do nariz com fins corretivos para tratar de alguma lesão ou condição anormal, assim como com fins estéticos. Em geral, é realizada por um médico otorrinolaringologista em conjunto com um cirurgião plástico, sendo a cirurgia estética mais frequente.

Trata-se de uma intervenção que geralmente serve para realizar incisões ou cortes no interior do nariz, normalmente não apresenta cicatrizes visíveis. Em geral, é realizada de forma ambulatória, com anestesia geral ou local conforme os critérios do cirurgião. Concluída a cirurgia o paciente não precisa ficar internado e já pode receber alta.

Muitas vezes a cirurgia abrange também mudanças ou correções no septo nasal, conhecida por septoplastia e que passou a chamar-se de rinoseptoplastia.

Em quais casos deve ser realizada uma Rinoplastia estética

Os principais problemas estéticos que fazem uma pessoa decidida a submeter-se a uma rinoplastia são:

- Nariz excessivamente grande;

- Calombo na parte detrás do nariz;

- Alterações ou assimetria nos orifícios nasais;

- Deformidades, edema ou ponta do nariz caída;

- Desvio no dorso do nariz por causa de desvio no septo.

Rinoplastia por razões não estéticas

As cirurgias nasais podem ser realizadas com fins não estéticos como ocorre nos casos em que é necessário melhorar a função respiratória e olfativa, assim como para reconstruir um nariz após um traumatismo ou acidente, como acontece nos casos de:

- Anomalias que afetam a passagem normal de ar ou a saída das secreções nasais;

- Desvio do septo nasal;

- Sinusite e/ou renite acompanhadas de hipertrofia ou engrandecimento dos cornetos que obstruem as vias aéreas.

Cuidados posteriores a uma Rinoplastia

Grande parte do êxito de uma cirurgia está nos seus cuidados posteriores, especialmente em curto e médio prazo.

No caso de uma rinoplastia é necessário o repouso ao menos por sete dias até que se retire a férula, após isso é importante que o paciente não assue nem manipule o nariz pelo menos por três semanas. Aqueles que praticam esportes devem esperar de 4 a 6 semanas para poder voltar às atividades normais. Aos três meses o paciente poderá perceber os resultados, entretanto, somente após um ano de cirurgia que o nariz adquire sua forma definitiva.

Foto: iStock - simarik

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rinoplastia